terça-feira, 22 de julho de 2008

O APOIO PSICOLÓGICO


A psicoterapia dentro do tratamento do paciente oncológico, tem se mostrado de extrema importância, já que passa a ser um momento do paciente lidar e entender as mudanças que estão ocorrendo (social, profissional, familiar e emocional).
Cada um, no seu tempo, irá trabalhar seus conflitos que precisam ser elaborados e vivenciados de uma nova maneira, com novos significados e os integrando a sua personalidade.
Algumas questões surgem com freqüência nos atendimentos, como: exclusão social pelo preconceito com a doença, desconhecimento, isolamento por não acreditarem que ainda têm o que produzir e assim deixam adormecer seus projetos e suas experiências de vida.
Nesse momento, o papel da terapia tem sido o de auxiliar cada paciente a resgatar a auto estima, mostrar a cada um sua capacidade de ação frente a doença e liberdade sobre a sua vida. Renovar o desejo de viver e trazer autenticidade para a vida são essenciais para que o paciente atue no tratamento da doença, aumentando suas possibilidades de melhora e cura.
Os atendimentos por serem individualizados, aumentam a liberdade do paciente para expressar seus conflitos e angústias, ampliando a visão como indivíduo, com direitos e necessidades, podendo identificar nessa etapa da vida, não um fim, mas um novo começo.
A família também recebe apoio psicológico, abrindo espaço para lidarem com suas dúvidas e medos e aproximando os familiares dos pacientes.
Desenvolvemos também grupos de vivências, onde os pacientes se reúnem para participar de dinâmicas (coordenada pela equipe técnica) onde podem trocar experiências e perceber que muitas vezes os seus medos são também dos outros.
E é dessa forma que os pacientes se sentem acolhidos e encontram forças para resgatar sua saúde e buscar seu auto conhecimento.